segunda-feira, 24 de maio de 2010

Coreia do Sul x Coreia do Norte

O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak, anunciou nesta segunda-feira (4) a suspensão dos intercâmbios comerciais com a Coreia do Norte. Ele também exigiu desculpas do regime comunista de Pyongyang por torpedear uma corveta sul-coreana, matando 46 marinheiros em março.

Em discurso em rede nacional de TV, Lee confirmou ainda levará o caso ao Conselho de Segurança da ONU para reivindicar sanções a Pyongyang. O presidente sul-coreano advertiu que seu governo tomará medidas de autodefesa em caso de “uma nova provocação” norte-coreana. "As coisas mudaram. A Coreia d Norte vai pagar um preço à altura de suas provocações", disse Lee.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/coreia-do-sul-suspende-relacoes-comerciais-com-coreia-do-norte.html

RESPOSTA da Coreia do Norte:

A Coreia do Norte afirmou nesta segunda-feira (24) ter o direito de ampliar sua dissuasão nuclear e acrescentou que desenvolveu armas atômicas de forma transparente, informou a imprensa oficial do país.

Embora a posição norte-coreana sobre armas nucleares não seja nova, a declaração divulgada pela agência de notícias KCNA foi feita horas depois de a Coreia do Sul anunciar que tomará medidas para punir Pyongyang pelo naufrágio de um navio de guerra sul-coreano em março.


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/em-resposta-ao-sul-coreia-do-norte-reafirma-direito-armas-nucleares.html

Postagem: Bruno Micheluzzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário