sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Hiroshima lembra bomba atômica e pede fim das armas nucleares

Hiroshima lembrou hoje com uma convocação ao desarmamento nuclear o 65º aniversário do lançamento da bomba atômica contra a cidade, e pela primeira vez a cerimônia foi assistida por um representante dos EUA e pelo secretário-geral das nações unidas, Ban Ki-moon.

Milhares de pessoas se concentraram no Parque Memorial da Paz às 8h15 (hora local), o horário exato em que em 1945 o avião americano Enola Gay deixou cair sobre Hiroshima a bomba Little Boy.

Três dias depois, os EUA lançaram sua segunda bomba atômica, batizada como Fat Boy, sobre a cidade de Nagasaki, o que levou à rendição do Japão em 15 de agosto de 1945 e ao fim da Segunda Guerra Mundial.

No final de 1945, o número de mortos por conta das bombas era de aproximadamente 140 mil pessoas em Hiroshima e 74 mil em Nagasaki, embora o número de mortos nos anos seguintes pelas sequelas das radiações tenha sido muito maior.


Mais informações:http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4607920-EI8143,00-Hiroshima+lembra+bomba+atomica+e+pede+fim+das+armas+nucleares.html

Postado por:Guilherme Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário