segunda-feira, 14 de junho de 2010

EUA revelam ricas reservas de cobre e lítio no Afeganistão

O Afeganistão possui quase um trilhão de dólares em reservas minerais ainda inexploradas, segundo um estudo de geólogos americanos, que incluem reservas de lítios tão importantes quanto as da Bolívia, mas existem dúvidas sobre se o devastado país, corroído pela corrupção, poderá gerir esta riqueza.

Estas informações foram reveladas em janeiro pelo presidente afegão Hamid Karzai, mas só agora foram confirmadas pelos geólogos americanos que encontraram essas reservas em 2004, segundo o jornal New York Times.

Segundo o jornal americano, a descoberta foi feita através de mapas geológicos dos anos 1980 elaborados por soviéticos e escondidos por geólogos afegãos durante a Guerra Civil (1992-1996) e o regime dos talibãs (1996-2001).

Estas reservas, que incluem ferro, ouro, nióbio e cobalto, seriam suficientes para fazer deste país devastado pela guerra um dos primeiros exportadores mundiais de minérios.


http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4493277-EI8143,00-Afeganistao+pode+se+tornar+a+Arabia+do+litio+dizem+EUA.html


Postado por: Guilherme Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário